quinta-feira, 30 de junho de 2011

Morte na Estrada

Muita tinta tem corrido sobre o acidente que vitimou Angélico, um outro rapaz e deixou uma rapariga em péssimo estado.
Não costumo fazer posts a comentar o que aconteceu a esta, ou aquela figura pública. Mas, como sabem, sou seguidora de uma carrada de blogues e tenho lido algumas coisas com as quais não concordo nada e sendo este um tema que se fala, em qualquer lado, muita coisa se ouve.
O que eu oiço/leio mais é "Foi uma inconsciência, sem cinto e aquela velocidade". Pois mas o grande ponto de discordia começa, exactamente aqui. Ele não teve um acidente por excesso de velocidade, essa não foi a causa.
A causa foi sim, uma coisa rara, como um rebentamento de um pneu. Isto é um azar acontecer e, o risco de despiste é altissimo.
"Quando o pneu traseiro do lado esquerdo rebentou, Angélico Vieira ainda conseguiu manter o volante direito. O carro, um BMW 635d cabrio, percorreu algumas centenas de metros antes de a borracha se desfazer e a jante tocar o asfalto. Nesse instante, o suporte da roda foi cuspido do eixo traseiro, o carro guinou para a direita e atravessou as três faixas de rodagem" - Revista Sábado
Depois o mundo todo fala da velocidade...acho fantástico, de repente somos todos moralistas para julgar e ninguém sabe a que velocidade ele ia. Sim, acredito que fosse em excesso mas atire a primeira pedra aquele que nunca ultrapassou os 120 km/hr num raio de uma autoestrada.

Quanto ao cinto, é uma incógnita...nunca saberemos, se ele usasse o cinto, se se safava ou não. Conheço quem quase tenha morrido, exactamente, por ter cinto. Claro que os estudos hão de dizer que a probabilidade de sofrer algo, com cinto, é menor MAS não sabemos como seria.
Portanto chega de especulações e julgar de forma tão fria porque a causa, mais uma vez digo: foi o rebentamento de um pneu.

Fico com muita pena da mãe, dos amigos não só do Angélico, como de todas as pessoas que morrem assim abruptamente. Num segundo a vida muda, ou deixa de existir.

Penso na quantidade de coisas que ficam por dizer, nas "guerras" que muitas vezes criamos sem sentido...
Acredito que, simplesmente, era a hora deles.

2 comentários:

  1. Pelo que percebi, o lado esquerdo do carro ficou desfeito e portando os dois passageiros à esquerda não se safariam com cinto ou sem cinto. O lado direito do carro já me parece que ficou mais ou menos bem, por isso o passageiro que ia de cinto e ao lado direito safou-se. O que ia a trás do lado direito acredito que se teria safo se tivesse o cinto.
    É verdade que há casos para tudo mas a probabilidade de nos safarmos com cinto é MUITO maior. Já perdi um avô à conta da falta de cinto portanto sou defensora acérrima do uso.

    ResponderEliminar
  2. Tambem li que o rebentamento do pneu foi causado pelo despiste e este por sua vez foi causado pelo excesso de velocidade.
    Nunca saberemos...
    Por isso, conduçao defensiva e preventiva always!!!
    Filipa Lopes

    ResponderEliminar